Reunião extraordinária dos coordenadores das pastorais, movimentos e serviços

DIOCESE DE GUARABIRA

Reunião extraordinária dos coordenadores das pastorais, movimentos e serviços

Sábado, dia primeiro de maio de 2021, no Auditório da Cúria Diocesana, foi realizada a reunião dos coordenadores das pastorais, movimentos e serviços da Diocese de Guarabira – PB. A reunião aconteceu sob os cuidados de Dom Aldemiro Sena dos Santos, Bispo de Guarabira, e da Coordenação Diocesana de Pastoral.

O encontro iniciou-se com a mística de abertura, introduzindo todos os participantes na temática – O Pacto pela vida e pelo Brasil. Após a abertura, Dom Aldemiro e Padre Bosco socializaram o texto acima citado.

Na sequência, Dom Aldemiro falou sobre a 58ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a qual fez menção à política social econômica e ao contexto eclesial, focando o tema da palavra em pauta para o ano de 2021, o que resultou em um documento para estudo sobre o Pilar da Palavra.

Quanto ao Pacto pela vida e pelo Brasil, os bispos reforçaram e reiteraram o compromisso da Igreja na luta pela vida, visto que, diante de nossa realidade, há um mapa de pobreza que nos interpela. Fazendo alusão à fala de Dom Guilherme: “é preciso descer da arquibancada para sentir o sofrimento do povo”.

Dando continuidade, a palavra foi facultada aos participantes, a fim de que partilhassem experiências dessa natureza na Diocese de Guarabira, a saber: a Cáritas Diocesana e a CPT, nas pessoas de Uzenilda e Joseane, fizeram uma apresentação das ações emergenciais que aconteceram e estão acontecendo na Diocese nesse contexto pandêmico. Tal aspecto foi complementado por José Camelo, participante de uma ONG – ASPTA, que desenvolve um trabalho de promoção a vida focando a agricultura familiar e as ações caritativas com os pobres.

Ademais, foram partilhadas outras experiências: a necessidade de fortalecer a Escola Diocesana de Fé e Política – Padre Ibiapina e ações realizadas por outras pastorais movimentos e serviços entre outras, citamos. A Pastoral Operária, a Pastoral da Sobriedade, a Pastoral Familiar, a Fazenda da Esperança, o Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, o Conselho Diocesano do Laicato – CDL e a Renovação Carismática Católica – RCC.

Na oportunidade, Padre Marinaldo apresentou as atividades realizadas nas paróquias, que armaram a tenda da solidariedade arrecadando alimentos direcionados aos mais pobres como complementação da ação caritativa do dízimo.

Outro tema abordado na reunião foi o curso de formação missionária, coordenado pelo COMIDI com assessoria dos padres da Diocese. A Pastoral Familiar fez menção ao curso do INAPAF, cuja primeira fase está agendada para os meses de junho e julho de 2021 pela plataforma Google Meet.

Por fim, foi ressaltada a importância do envolvimento das pastorais, dos movimentos e dos serviços na coleta de assinaturas no Pacto pela vida e pelo Brasil. E, também, a importância de ampliar a participação da Escola de Fé e Política com a parceria das pastorais, dos movimentos e dos serviços.

Guarabira, 01 maio de 2021.

Por: Padre João Bosco Francisco do Nascimento

Coordenador Diocesano de Pastoral