Diocese de Guarabira realizou Live sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Tendo em vista a realização da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá em novembro no México, a Diocese de Guarabira, com o objetivo principal de instruir tanto o clero, quanto os leigos de sua circunscrição eclesiástica, desenvolveu um encontro formativo para refletir acerca do processo de escuta – etapa singular e fundamental para o desenvolvimento da assembleia. Para tanto, promoveu uma live, por meio do seu canal no YouTube, assessorada por Sônia Gomes de Oliveira – atual presidente do Conselho Nacional do Laicato.

Realizada no último dia 09 de julho, a live teve como tema “Processo de escuta para a preparação da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”. Para a realização dessa conferência, o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) busca ouvir não apenas os religiosos, as religiosas e os sacerdotes, mas também todos os leigos e as leigas que constituem a Igreja latino-americana e caribenha. Nesse sentido, para o Papa Francisco, a assembleia corresponde, por excelência, a “um encontro do povo de Deus”.

O povo de Deus, atualmente, enfrenta um contexto marcado por crises diversas, seja pandêmica/sanitária, seja política, seja ecológica. Diante dessa conjuntura, é preciso partilhar e refletir sobre os caminhos que serão trilhados pela Igreja da América Latina e do Caribe. Desta feita, a assembleia encontra no agora um momento propício para pensar o futuro. De acordo com Sônia Gomes, assessora da formação realizada, além de um desejo do Papa Francisco, o processo de escuta é motivado e inspirado pelo Espírito Santo: “é uma convocação que o Espírito de Deus faz nesse momento à nossa Igreja, faz nesse momento a todos nós”.

Por isso, buscando atender a convocação feita pelo Papa Francisco, a Diocese de Guarabira segue, com muito empenho, a missão de fazer com o que processo de escuta alcance os fiéis diocesanos de todas as paróquias, áreas pastorais e comunidades de nossa circunscrição. Desse modo, nossos fieis serão sujeitos participantes, engajados e ativos, expondo as necessidades pastorais que requerem um olhar atento da Igreja no contexto atual.

Para assistir à live, acesse o link e se inscreva em nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=VDYIPwO8dR0.

Por: Pastoral da Comunicação Diocesana - PASCOM