Diocese de Guarabira e Governo da Paraíba discutem obras de incentivo ao turismo religioso na região do brejo

Na última quinta-feira, 02 de setembro, o Bispo da Diocese de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos, e o Reitor do Santuário Padre Ibiapina, Padre Aurélio de Miranda, CP, reuniram-se com o Governador do Estado da Paraíba, João Azevedo, e com o Deputado Estadual Tião Gomes. Juntos, os representantes da Igreja e os representantes do poder administrativo e legislativo estaduais discutiram acerca do turismo religioso em santuários situados na circunscrição da Igreja Particular de Guarabira.

Na reunião, abordou-se a realização de melhorias no Memorial Frei Damião, alocado em Guarabira, e no Santuário Padre Mestre Ibiapina, em Santa Fé, Solânea. Ambos são amplamente conhecidos na região e recebem numerosa quantidade de fiéis ao longo dos meses. Por isso, no encontro com o governador, foram colocados em pauta projetos de obras com objetivo de incentivar e expandir o turismo religioso desses santuários, motivando o desenvolvimento tanto socioeconômico quanto cultural do Brejo Paraibano.

No que tange à primeira obra, Dom Aldemiro apresentou o projeto para a instalação de um teleférico – meio de transporte comum em áreas íngremes e sustentado por cabos fixos e movimentado por tração  – que ligará Guarabira ao Memorial Frei Damião, na Serra da Jurema, permitindo, dentre outros benefícios, contemplar a vista da Rainha do Brejo. Ademais, o segundo projeto, já próximo da aprovação, diz respeito à revitalização de uma estrada que liga o Memorial à cidade de Pirpirituba, facilitando a mobilidade e o tráfego em zonas que conduzirão ao ponto turístico.

O terceiro contempla a ampliação do santuário localizado em Santa Fé, que carrega o nome do Padre José Antônio de Maria Ibiapina – Servo de Deus, cujo processo de beatificação está tramitando em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos. Desse modo, espera-se que o local desperte, ainda mais, a atenção de romeiros que, motivados pela fé, buscam o auxílio divino, inspirados pelo Padre Mestre. Por isso, o governador João Azevedo solicitou a produção de um projeto arquitetônico que considere a amplificação e a reforma do lugar.

Sem dúvidas, as três obras supracitadas trarão ganhos para as comunidades que vivem nas regiões dos santuários, tanto por ser a atividade turística uma importante fonte de geração de emprego e de renda, quanto por ser um incentivo às culturas e às religiosidades locais.

Por: Pastoral da Comunicação Diocesana - PASCOM