Círculos Bíblicos – Abril de 2022
DIOCESE DE GUARABIRA
CÍRCULOS BÍBLICOS ABRIL DE 2022
1º Círculo – João 20,1-9
“Este é o dia que o Senhor fez para nós:
Alegremos e nele exultemos”.
(Salmo 117/18)
Chave de leitura
No encontro de hoje, vamos meditar sobre a Páscoa de Jesus. Jesus não está morto. O sepulcro vazio mostra que Jesus não ficou prisioneiro da morte. Jesus está vivo, e o discípulo que o ama intui esta realidade. A fé sempre exige de nós algo mais. Todos podemos ver as mesmas coisas, mas somente aquele que olha com fé poderá transcender-se a partir do olhar. A experiência da Páscoa e mobilizadora, porque nos leva a caminhar. Jamais poderíamos vivenciar a Páscoa sem o sentimento de estarmos a caminho ou, em direção a uma sociedade onde caibam todos numa sociedade de libertados que provoca libertação.
A Palavra que ilumina a vida
A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.
Ler, atentamente, na Bíblia, o texto: João 20,1-9 e observar pessoas, falas, reações, lugares.
Refletindo a Palavra
1. O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?
2. Quem está falando no texto?
3. Que palavras nos são dirigidas?
4. Como é que a presença do Ressuscitado provoca vida nova na comunidade?
Oração
Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Liturgia das Horas – 1º Domingo de Páscoa).
Bênção
O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm. 6, 24-27)
2º Círculo – Lucas 24,13-35
“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus
se aproximou e começou a caminhar com eles. ”
(Lucas 24,15)
Chave de leitura
O texto dos discípulos de Emaús é paradigmático para a vida cristã. Narra um episódio ocorrido numa estrada, no caminho, com duas pessoas desalentadas que, no fim de um processo, fazem a experiência com o Ressuscitado. Depois de semelhante experiência, essas duas pessoas ficam totalmente transformadas, reencantada para continuar o caminho missionário (Lucas 24,35).
A Palavra que ilumina a vida
A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.
Ler, atentamente, na Bíblia, o texto Lucas 24, 13-35 e observar pessoas, falas, reações, lugares.
Refletindo a Palavra
1. O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?
2. O que nos ensina esse modo de agir de Jesus com os discípulos?
3. Quais sentimentos, desejos sinto neste momento de meditação?
4. Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Oração
Senhor, que pelo mistério pascal de Cristo restaurastes a dignidade da natureza humana e lhe destes a nova esperança da ressurreição, fazei-nos viver em amor constante o mistério que anualmente celebramos na fé. Por Nosso Senhor. (Liturgia das Horas – 2ª Semana do Tempo Pascal).
Bênção
O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6,24-27).
3º Círculo – João 20,19-31
“Acreditaste, porque me viste?
Bem-aventurados os que creram sem terem visto! ”
(João 20,29)
Chave de Leitura
No texto de hoje, vamos meditar sobre a aparição de Jesus aos discípulos e a missão que eles receberam. Eles estavam reunidos com as portas fechadas porque tinham medo dos judeus. De repente, Jesus se coloca no meio deles e diz: "A paz esteja com vocês!" Depois de mostrar as mãos e o lado, ele diz novamente: "A paz esteja com vocês! Como o pai me enviou, eu envio vocês". Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos”. Tomé, um dos Doze chamado Dídimo não estava presente quando Jesus apareceu. Por isso teve dificuldade para crer. Não acredita no primeiro anúncio dos apóstolos. Uma semana depois, todos estão reunidos e, desta vez, Tomé estava com eles. Jesus o convida para tocar as chagas. Tomé respondeu-lhe: “ Meu Senhor e meu Deus”! E Jesus disse-lhe Jesus: Tomé, tu creste porque me viste; felizes aqueles que não viram e creram! O evangelho conclui dizendo sua finalidade: “para que crendo, tenham vida por meio de Jesus”.
A Palavra que ilumina a vida
A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.
Ler, atentamente, na Bíblia, o texto: João 20, 19-31 e observar pessoas, falas, reações, lugares.
Refletindo a Palavra
1. O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?
2. Quais sentimentos, desejos sinto neste momento de meditação?
3. Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Oração
Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu vida nova, e o sangue que nos remiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Liturgia das Horas – 2º Domingo de Páscoa).
Bênção
O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O