Ação Emergencial é tempo de Cuidar

Ação Emergencial: "É tempo de Cuidar!"

No dia 23 de junho, às 19 horas, aconteceu a primeira reunião ampliada com a presença de 60 participantes, presidida pelo secretário Geral da CNBB para tratar da Ação Emergencial "É tempo de cuidar!".

A Campanha foi lançada pela CNBB e pela Cáritas no dia 12 de abril de 2020 por causa das necessidades na pandemia.

Objetivos da Ação: Animar, Articular e Estimular. A animação para a continuidade da ação é fundamental. Ao longo do tempo a ação foi se adaptando a cada realidade para ser uma ação local.

Uma observação muito importante: trata-se da vivência do pilar da CARIDADE, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora diante de um processo de insegurança alimentar que gera a fome em muitas famílias.

As ações devem ser registradas, cadastradas e publicadas, não com o intuito de aparecer, mas de transparência e visibilidade diante do que foi doado e entregue. No site da CNBB, "É tempo de Cuidar" estão as orientações como também pelo e-mail: [email protected] cnbb.org.br. A divulgação deve ser feita através do setor de comunicação do nosso regional em Recife.

Para motivar a ação a CNBB sugere que em momentos fortes se faça a animação através de Drive-thru ou outra modalidade, realizando a coleta a cada mês. Como sugestão:

• 13 de agosto, Dia de irmã Dulce dos pobres;

• 14 de setembro, Dia da exaltação da Santa Cruz;

• 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação;

• 14 de novembro, Dia Mundial do Pobre.

Devemos continuar motivando e organizando com dedicação especial o serviço da caridade nos passos de padre IBIAPINA. A Diocese de Guarabira foi representada pelo Padre João Bosco Francisco do Nascimento, Coordenador Diocesano de Pastoral. A reunião foi presidida por Dom Joel Portela Amado, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro -RJ e Secretário-Geral da CNBB.

Por: Coordenação Diocesana de Pastoral